quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Ambição

Numa reunião, em que se falava de dois alunos que só não andavam literalmente a passear os livros, porque nem sequer os traziam …referi-me à falta de ambição dos ditos. Um colega, que pareceu sentir-se chocado com o palavrão, disse que (para ele) “ambição” tinha uma conotação extremamente negativa. Eu deixei claro que não, para mim, ambição era sinónimo de ter objectivos de vida, que teriam que ser alcançados e que até era um vocábulo que se traduzia em positividade. Uma colega apoiou-me dizendo ao colega que ambição não tinha que ser obrigatoriamente sinónimo de ganância.
Continuo: ambição é aspirar a…pretender algo… ter avidez de… Claro que também pode ser cobiça, ganância (mas não no “meu dicionário pessoal”).
Afinal, como poderiam ter evoluído a sociedades, se o homem não fosse ambicioso?
Precisamos é saber dosear essa ambição que, na dosagem certa, poderá ser extremamente positiva… o que dizem?

Sem comentários:

Enviar um comentário